
Na Europa, o número de jovens que abandonam o ensino prematuramente sem terem adquirido as competências básicas exigidas para um envolvimento activo na sociedade do conhecimento e que são necessárias para entrar no mercado de trabalho é muito elevado. O objectivo central do projecto financiado pela UE e-Motion é reduzir a taxa de abandono escolar pondo uma ênfase especial nos jovens em risco de exclusão social (migrantes, minorias étnicas, escalões sócio-económicos baixos).
A perspectiva escolhida para ser alcançado o objectivo foi a do uso de metodologias inovadoras para alterar a forma como se ensinam estes grupos, nomeadamente através da música electrónica, fazendo com que o curriculum escolar se torne mais relevante aos olhos dos alunos que já abandonaram a escola ou que estão em risco de o fazer. Se alterarmos a forma como são transferidos os conhecimentos e as competências recorrendo a uma utilização inovadora de TIC, certamente que isso despertará algum interesse junto de crianças com dificuldades de aprendizagem.
A utilização de TIC no e-Motion não é um fim em si, mas uma forma de transformar os processos de ensino e de aprendizagem recorrendo a vias inéditas e em paralelo com métodos mais tradicionais. O projecto quer pôr em prática uma abordagem experimental usando TIC, e mais especialmente a música electrónica e a informática. Perceber como funcionam as tecnologias de som contribui para compreender conceitos de física importantes tais como a acústica e as ondas e as respectivas tecnologias, e o processo de criação de música electrónica implica também elementos matemáticos, físicos e informáticos. Por via desta óptica inovadora o projecto quer melhorar o nível de competência dos jovens nas disciplinas nucleares que são a matemática e as línguas estrangeiras.
A Estratégia de Lisboa apontou para a necessidade de se enfrentar a situação do número de jovens que abandonam a escola e tentam entrar para o mercado de trabalho com poucas ou nenhumas habilitações. Muitos destes adolescentes acabam por fazer parte do grupo dos NEM (nem estudante, nem empregado, nem em formação – sigla inglesa NEET). A estratégia estabeleceu metas específicas para garantir que os jovens estão devidamente qualificados possibilitando-lhes uma transição suave do ensino para o mercado de emprego, metas que muitos Estados Membros não conseguem presentemente respeitar.
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