segunda-feira, 24 de junho de 2013

Utilizar TIC e música electrónica para reduzir o abandono escolar na Europa


Na Europa, o número de jovens que abandonam o ensino prematuramente sem terem adquirido as competências básicas exigidas para um envolvimento activo na sociedade do conhecimento e que são necessárias para entrar no mercado de trabalho é muito elevado. O objectivo central do projecto financiado pela UE e-Motion é reduzir a taxa de abandono escolar pondo uma ênfase especial nos jovens em risco de exclusão social (migrantes, minorias étnicas, escalões sócio-económicos baixos).

A perspectiva escolhida para ser alcançado o objectivo foi a do uso de metodologias inovadoras para alterar a forma como se ensinam estes grupos, nomeadamente através da música electrónica, fazendo com que o curriculum escolar se torne mais relevante aos olhos dos alunos que já abandonaram a escola ou que estão em risco de o fazer. Se alterarmos a forma como são transferidos os conhecimentos e as competências recorrendo a uma utilização inovadora de TIC, certamente que isso despertará algum interesse junto de crianças com dificuldades de aprendizagem.
A utilização de TIC no e-Motion não é um fim em si, mas uma forma de transformar os processos de ensino e de aprendizagem recorrendo a vias inéditas e em paralelo com métodos mais tradicionais. O projecto quer pôr em prática uma abordagem experimental usando TIC, e mais especialmente a música electrónica e a informática. Perceber como funcionam as tecnologias de som contribui para compreender conceitos de física importantes tais como a acústica e as ondas e as respectivas tecnologias, e o processo de criação de música electrónica implica também elementos matemáticos, físicos e informáticos. Por via desta óptica inovadora o projecto quer melhorar o nível de competência dos jovens nas disciplinas nucleares que são a matemática e as línguas estrangeiras.
A Estratégia de Lisboa apontou para a necessidade de se enfrentar a situação do número de jovens que abandonam a escola e tentam entrar para o mercado de trabalho com poucas ou nenhumas habilitações. Muitos destes adolescentes acabam por fazer parte do grupo dos NEM (nem estudante, nem empregado, nem em formação – sigla inglesa NEET). A estratégia estabeleceu metas específicas para garantir que os jovens estão devidamente qualificados possibilitando-lhes uma transição suave do ensino para o mercado de emprego, metas que muitos Estados Membros não conseguem presentemente respeitar.

 

quarta-feira, 5 de junho de 2013

05/06/2013
No dia 03/06/13, nossa turma foi designada a elaborar uma pesquisa em um ambiente escolar.
A escolha da escola ficou a critério de cada equipe, nesse dia encontramos algumas dificuldades, pois o colégio que tínhamos escolhido não teve aula devido uma reunião sobre o bolsa família. No início ficamos empolgados com a estrutura da escola, reformada, aparentemente estruturada, mas enfim não foi possível uma das diretoras adjuntas responsáveis pelos projetos também não se encontrava no local. Enfim partimos para outra escola.
Chegando lá, observamos que a estrutura dessa escola era bem parecida com a outra, porém a organização era diferente.
Conversamos com a diretora que nos recebeu muito bem o que permitiu que ficássemos a vontade, respondeu o questionário e explicou algumas respostas.  Chamando atenção sobre a questão da radio escola, deixando bem claro que não era um programa nem projeto e sim uma disciplina, ficamos super interessados com essa notícia. Eu pessoalmente fiquei imaginando como seria a metodologia dessa disciplina, seus conteúdos e como os alunos seriam avaliados,
Fiquei muito curiosa mesmo, mas logo depois descobrimos que não era nada disso ao conversarmos com uma das coordenadoras da escola  que foi simplesmente realista sobre o uso das TIC no ambiente escolar,  e nos  orientou a trabalhar com alguns professores mais abertos a  essas metodologias.  
Ao sair da diretoria tentamos conversar com um dos docentes, que nos atendeu e demonstrou
Estar muito decepcionado com o desenvolvimento dos alunos. Parecia estar desgostosa com a profissão.  Mostrou inclusive uma atividade que havia aplicado aos alunos do 7º ano onde eles teriam que interpretar o texto e retirar deles substantivos próprios e descrever os personagens e que não foi alcançado com êxito. Mostrando com isso as dificuldades deles nessa disciplina.
Foi um dia bastante interessante para a análise da pesquisa.

segunda-feira, 3 de junho de 2013

INFOGRÁFICO

Infografia ou infográficos são gráficos com algumas informações. Em revistas os infográficos são caracterizados pela junção de textos breves com ilustrações explicativas para o leitor entender o conteúdo. Esses gráficos são usados onde a informação precisa ser explicada de forma mais dinâmica, como em mapas, jornalismo e manuais técnicos, educativos ou científicos. É um recurso muitas vezes complexo, podendo se utilizar da combinação de fotografia, desenho e texto. Eles facilitam a compreensão de matérias em que apenas texto dificultaria o entendimento. Exemplos:

 

Quais são as gírias mais quentes da web? [infográfico]

Pesquisa da R18 mostra quais são os bordões da web mais utilizados na atualidade.
Por Wikerson Landim em 29 de Abril de 2013
Infográfico - Quais são as gírias mais quentes da web? [infográfico]


Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/infografico/39148-quais-sao-as-girias-mais-quentes-da-web-infografico-.htm#ixzz2VCIxk1Pw

INFOGRÁFICO

Quais são as gírias mais quentes da web? [infográfico]

Pesquisa da R18 mostra quais são os bordões da web mais utilizados na atualidade.
Por Wikerson Landim em 29 de Abril de 2013
Infográfico - Quais são as gírias mais quentes da web? [infográfico]


Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/infografico/39148-quais-sao-as-girias-mais-quentes-da-web-infografico-.htm#ixzz2VCIxk1Pw

Conheça mais sobre as armaduras do Homem de Ferro [infográfico]

Leia este artigo e conheça curiosidades sobre os trajes que aparecem no filme do herói e outros que são exclusivos dos quadrinhos.

Por Rafael Gazzarrini em 8 de Maio de 2013
Infográfico - Conheça mais sobre as armaduras do Homem de Ferro [infográfico]